Pular para o conteúdo principal

Com aval de Lula, Rui Falcão será o presidente do PT

Divulgação
O deputado estadual Rui Falcão (SP) será o novo presidente nacional do PT. Assumirá no lugar de José Eduardo Dutra, às voltas com problemas de saúde.
A renúncia de Dutra e a eleição de Falcão ocorrerão nesta sexta-feira (29), em reunião do diretório do partido, em Brasília.
O acordo que apressou a sucessão interna do PT foi fechado na noite passada. O nome de Falcão emergiu de uma lista tríplice.
Além dele, constavam da relação o senador Humberto Costa (PE) e o ex-ministro Luiz Dulci. A tróica foi submetida a Lula.
O ex-presidente disse que não gostaria de abrir mão de Dulci. Ex-secretário-geral da Presidência, ele é, hoje, assessor de Lula.
De resto, Lula disse que apoiaria tanto Falcão quanto Humberto Costa. Preferia o segundo, mas esquivou-se de vetar o primeiro. Os dois reúnem condições de comandar o PT, disse.
Como Humberto não quis pegar em lanças pelo cargo, o petismo concentrou-se em Falcão, o preferido da corrente majoritária, insuflada por José Dirceu.
Ouvida, a presidente Dilma Rousseff preferiu não criar caso. Preferia Humberto. Mas informou que não se opunha à ascenção de Falcão.
Hoje, Rui Falcão é o primeiro vice-presidente do PT. Vinha comandando a legenda, temporariamente, desde 22 de março, quando Dutra tirou licença médica.
Alçado à condição de presidente definitivo, Falcão vai completar o mandato de Dutra, que termina em dezembro de 2012.
Será, portanto, o mandachuva do PT nas eleições municipais do ano que vem.
Rezam os estatutos do partido que, em caso de vacância definitiva do cargo de presidente, cabe ao diretório nacional eleger o substituto.
A reunião do diretório já estava marcada. Vai durar dois dias. A intenção do partido é a de realizar a eleição de Falcão já nesta sexta.
Por Josias de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[VÍDEO] Vendedora ambulante pede ajuda após ser expulsa e impedida por médico de comercializar lanches em frente à clínica em Caicó

Foto/Reprodução Através das redes sociais, a vendedora ambulante Rosário, fez um desabafo pedindo ajuda para trabalhar. Rosário que comercializa lanches em um isopor diz que foi retirada de frente ao Hospital Thiago Dias, pelo médico Thiago Dias onde comercializava suas mercadorias. Segundo relato da vendedora ambulante que tem na venda dos seus lanches o único meio de sustentar sua família, ela afirma que o  médico Thiago Dias pediu para ela sair de frente da sua clínica, para não deixá-la "deselegante"e pediu a mesma para comercializar seus lanches no outro lado da rua. Após o ocorrido, a vendedora ambulante passou a comercializar seus lanches, próximo à uma praça de táxi, mas novamente foi impedida de comercializar seus produtos. A mãe de família diz se sentir injustiçada, e em seu desabafo  pede ajuda para continuar trabalhando. A mesma relatou que procurou o  prefeito de Caicó para resolver sua situação, pois a mesma precisa trabalhar. Veja vídeo abaixo , para assistir

Mistério em Natal(RN)...

Muitos se perguntam em Natal, quem será o patrocinador dos outdoors estampando a foto da pré-candidata Joanna Guerra pela capital?  Até o momento, a resposta é um mistério.

Guerra nas redes

Reprodução/Internet  A frustação em torno do desempenho de Lula nas redes sociais fez o Palácio do Planalto reforçar a atuação da  comunicação na internet (Paulo Pimenta está contratando serviços especiais). Para tentar combater a surras que Lula leva, especialmente quando quer reproduzir o modelo de Jair Bolsonaro com lives no YouTube. O petista acumula perto de 29 milhões de seguidores nas principais redes sociais (Instagram, X, Facebook e Youtube). Bolsonaro tem 60 milhões. As contas apuradas são de redes pessoais e não incluem partidos ou grupos de WhatsApp ou Telegram. O último vídeo publicado por Lula no Youtube obteve 2,2 mil visualizações em oito horas; e de Bolsonaro, 36 mil em cinco horas.