Pular para o conteúdo principal

Governadores do NE se reúnem em Arapiraca-AL

Da Tribuna do Norte

Na próxima segunda-feira (25), na cidade de Arapiraca (AL), será assinado uma termo de Compromisso entre a União e Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte para a implementação do Plano Brasil Sem Miséria na Região Nordeste.
A governadora Rosalba Ciarlini estará presente do evento que terá a presidenta Dilma Rousseff como anfitriã e a presença da ministra de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Helena Gabrielli Barreto Campello. Também em Alagoas, Rosalba participa de mais uma edição do Encontro de Governadores do Nordeste. O programa Brasil Sem Miséria busca cumprir os objetivos previstos na Constituição Federal da República Federativa do Brasil de erradicar a pobreza e a marginalização, assim como reduzir as desigualdades sociais e regionais, mediante a realização de ações coordenadas entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios .
Os dados preliminares do CENSO 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística indicam a existência de 16,2 milhões de brasileiros e brasileiras em situação de extrema pobreza, dos quais 59% encontram-se na Região Nordeste, com renda per capta familiar igual ou inferior a R$ 70 (setenta) reais mensais.
O Plano Brasil Sem Miséria na região Nordeste tem como objetivo formalizar o compromisso dos partícipes em estabelecer regime de colaboração mútua para as ações intergovernamentais necessárias visando superar a situação de extrema pobreza em que vivem mais de nove milhões e novecentas mil pessoas na região.
Para a governadora Rosalba Ciarlini, o encontro tem um valor histórico que vai muito além dos objetivos, já de si muito nobres, do Programa Brasil Sem Miséria. “Ele tem um valor de compromisso moral e de relevância social equivalente ao de uma lei assinada havia mais de cem anos para libertar o nosso país de uma mancha que nos envergonhava perante o mundo. Ele é análogo, na profundidade e nas conseqüências, à servidão que aquela lei de 1888 aboliu formalmente, mas que ainda perdura no drama de milhões de brasileiros acorrentados às diversas formas que a escravidão assumiu ao longo do tempo: o analfabetismo, a falta de qualificação profissional, de moradia, de comida e água, de acesso aos serviços públicos. De oportunidades para os miseráveis se libertarem da miséria e da desesperança”, disse a governadora.
Local
Rosalba Ciarlini pretende dizer que o Rio Grande do Norte está pronto para esse desafio. “Nosso projeto é construir o RN Maior – um programa de crescimento econômico e, sobretudo, de justiça social”, disse a governadora.
Quatro eixos de ação formam o programa RN Maior. Três deles são extensões locais das diretrizes e ações do programa federal. O primeiro eixo é a garantia de renda mínima, outro eixo é o do acesso equitativo aos serviços básicos e segurança alimentar, o terceiro eixo é o da inclusão produtiva, a urbana e a rural, para criação de alternativas de ocupação e renda, e por fim, o quarto eixo do RN Maior é a Promoção da Defesa da Vida, para fortalecer a segurança pública, a proteção à vida e o combate às drogas, que se transformam num flagelo social a ameaçar um número cada vez maior de jovens.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[VÍDEO] Vendedora ambulante pede ajuda após ser expulsa e impedida por médico de comercializar lanches em frente à clínica em Caicó

Foto/Reprodução Através das redes sociais, a vendedora ambulante Rosário, fez um desabafo pedindo ajuda para trabalhar. Rosário que comercializa lanches em um isopor diz que foi retirada de frente ao Hospital Thiago Dias, pelo médico Thiago Dias onde comercializava suas mercadorias. Segundo relato da vendedora ambulante que tem na venda dos seus lanches o único meio de sustentar sua família, ela afirma que o  médico Thiago Dias pediu para ela sair de frente da sua clínica, para não deixá-la "deselegante"e pediu a mesma para comercializar seus lanches no outro lado da rua. Após o ocorrido, a vendedora ambulante passou a comercializar seus lanches, próximo à uma praça de táxi, mas novamente foi impedida de comercializar seus produtos. A mãe de família diz se sentir injustiçada, e em seu desabafo  pede ajuda para continuar trabalhando. A mesma relatou que procurou o  prefeito de Caicó para resolver sua situação, pois a mesma precisa trabalhar. Veja vídeo abaixo , para assistir

Mistério em Natal(RN)...

Muitos se perguntam em Natal, quem será o patrocinador dos outdoors estampando a foto da pré-candidata Joanna Guerra pela capital?  Até o momento, a resposta é um mistério.

Guerra nas redes

Reprodução/Internet  A frustação em torno do desempenho de Lula nas redes sociais fez o Palácio do Planalto reforçar a atuação da  comunicação na internet (Paulo Pimenta está contratando serviços especiais). Para tentar combater a surras que Lula leva, especialmente quando quer reproduzir o modelo de Jair Bolsonaro com lives no YouTube. O petista acumula perto de 29 milhões de seguidores nas principais redes sociais (Instagram, X, Facebook e Youtube). Bolsonaro tem 60 milhões. As contas apuradas são de redes pessoais e não incluem partidos ou grupos de WhatsApp ou Telegram. O último vídeo publicado por Lula no Youtube obteve 2,2 mil visualizações em oito horas; e de Bolsonaro, 36 mil em cinco horas.