Pular para o conteúdo principal

Guamaré tem a 3ª maior renda do Nordeste

O município de Guamaré aparece na terceira posição entre as 15 principais cidades apontadas pelo Banco do Nordeste do Brasil com o maior PIB per capita em sua área de atuação que corresponde à região Nordeste, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo.
O resultado da pesquisa foi publicado no último dia 12 de julho, e de acordo com o banco, admitindo o ano de 2009 como referência, há sete cidades da Bahia no topo da lista e três de Sergipe. Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí e Maranhão registraram um município cada.
Os dados foram levantados pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), na pesquisa denominados "Nordeste do Brasil: Sinopse Estatística2012"- um diagnóstico social e econômico da área de Atuação do BNB; e "Nordeste em Mapas".


Os municípios que ocuparam as três primeiras posições do ranking foram São Francisco do Conde (BA), com R$ 360.815,80 por pessoa; Ipojuca (PE), com R$ 93. 791,80, e Guamaré (RN) 90.233, 40. De acordo com o Etene, as cidades que ocuparam essas colocações têm, de forma geral, características excepcionais, puxadas por refinaria, Porto de Suape e Polo Industrial da Petrobras.


RN aparece como 2º colocado na produção de castanha

A pesquisa do Etene também divulgou dados do IBGE, divulgados através da Produção Agrícola Municipal 2010.
Na área de atuação do BNB, o Rio Grande do Norte é o segundo colocado em produção, chegando a 26.601 toneladas, o que representa 26,2% do total. O destaque é o município de Serra do Mel que produziu em 2010, 5.200 toneladas.

O vizinho estado do Ceará é líder na produção de castanha de caju, com 39.596 toneladas, correspondentes a 39% do total colhido na Região. O Piauí ficou em terceiro, com uma produção de 14.591 toneladas equivalentes a 14,4% do total.

Os municípios da área de atuação do BNB são responsáveis por 97,3% da produção nacional de castanha de caju. Essa produção concentra-se basicamente nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí. Juntos, esses três estados detêm 80% da produção da área de atuação do Banco.

Dos 15 municípios com maior produção de castanha de caju, sete estão localizados no Ceará e cinco no Rio Grande do Norte. Destaque para os municípios de Serra do Mel (RN), Beberibe (CE), Lagoa Nova (RN), Cascavel (CE) e Fortim (CE), os quais, juntos, são responsáveis por 18% da produção na área considerada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[VÍDEO] Vendedora ambulante pede ajuda após ser expulsa e impedida por médico de comercializar lanches em frente à clínica em Caicó

Foto/Reprodução Através das redes sociais, a vendedora ambulante Rosário, fez um desabafo pedindo ajuda para trabalhar. Rosário que comercializa lanches em um isopor diz que foi retirada de frente ao Hospital Thiago Dias, pelo médico Thiago Dias onde comercializava suas mercadorias. Segundo relato da vendedora ambulante que tem na venda dos seus lanches o único meio de sustentar sua família, ela afirma que o  médico Thiago Dias pediu para ela sair de frente da sua clínica, para não deixá-la "deselegante"e pediu a mesma para comercializar seus lanches no outro lado da rua. Após o ocorrido, a vendedora ambulante passou a comercializar seus lanches, próximo à uma praça de táxi, mas novamente foi impedida de comercializar seus produtos. A mãe de família diz se sentir injustiçada, e em seu desabafo  pede ajuda para continuar trabalhando. A mesma relatou que procurou o  prefeito de Caicó para resolver sua situação, pois a mesma precisa trabalhar. Veja vídeo abaixo , para assistir

Mistério em Natal(RN)...

Muitos se perguntam em Natal, quem será o patrocinador dos outdoors estampando a foto da pré-candidata Joanna Guerra pela capital?  Até o momento, a resposta é um mistério.

Guerra nas redes

Reprodução/Internet  A frustação em torno do desempenho de Lula nas redes sociais fez o Palácio do Planalto reforçar a atuação da  comunicação na internet (Paulo Pimenta está contratando serviços especiais). Para tentar combater a surras que Lula leva, especialmente quando quer reproduzir o modelo de Jair Bolsonaro com lives no YouTube. O petista acumula perto de 29 milhões de seguidores nas principais redes sociais (Instagram, X, Facebook e Youtube). Bolsonaro tem 60 milhões. As contas apuradas são de redes pessoais e não incluem partidos ou grupos de WhatsApp ou Telegram. O último vídeo publicado por Lula no Youtube obteve 2,2 mil visualizações em oito horas; e de Bolsonaro, 36 mil em cinco horas.