Pular para o conteúdo principal

Para Lula, Dilma é mais competitiva do que ele

Do Blog do Josias de Souza

“Tenho três alternativas para 2014”, disse Lula a um amigo que o visitou. Ante a cara de exclamação do interlocutor, ele enumerou: “Minha primeira opção é Dilma. A segunda, Dilma. E a terceira, Dilma.”

Para atalhar os aduladores petistas que sonhavam com o seu retorno, Lula desenvolveu uma tese. Sustenta que sua ex-poste tornou-se mais competitiva do que ele. Por quê? “Hoje, a Dilma tem os votos dela e os nossos”.

Curiosamente, Lula atribui à mídia e aos adversários políticos –todos acomodados sob o rótulo de “direita”— o suposto robustecimento da musculatura eleitoral de Dilma. O penúltimo a ouvir o raciocínio foi o novo presidente da Câmara.

O deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) esteve com Lula nesta sexta (22), em São Paulo. Depois, em conversa com o blog, esmiuçou a teoria que ouviu do ex-presidente petista. A “direita”, disse Lula, tentou intrigá-lo com Dilma no início do governo dela. Dizia-se que a cria, mais resguardada, fazia um governo melhor do que o do criador.

Abre parêntese: nessa época, Dilma enviou carta de parabéns a FHC pelos 80 anos. No texto, reconheceu-lhe os méritos, para desassossego do petismo. Depois, convidou-o para dividir a mesa de almoço do Itamaraty com Barack Obama, um visitante ilustre que Lula se absteve de prestigiar. Fecha parêntese.

Na versão agora difundida por Lula, o veneno da “direita” saiu pela culatra. Primeiro porque suas relações com Dilma sobreviveram às alegadas maquinações. Segundo porque o diz-que-diz terminou aproximando Dilma de um pedaço do eleitorado que costuma torcer o nariz para o PT –gente de uma certa “classe média conservadora.”

Disse Lula, segundo Henrique: “Deram para a Dilma um segmento que nós não tínhamos.” Ele repisou: “Agora, ela tem os eleitores dela e os nossos.” A intuição de Lula orna com as pesquisas.

Sondagem divulgada pelo Datafolha no final do ano passado, em 4 de dezembro, informou: decorridos dois anos de sua posse, Dilma chefia um governo considerado ótimo ou bom por 62% dos brasileiros. Lula colecionava taxa de aprovação bem menor ao final do seu primeiro biênio: 45%. FHC amealhava 47%.

Numa fase em que se prepara para correr o país, Lula repetiu a Henrique Alves algo que já havia sido noticiado aqui há duas semanas: teve o cuidado de informar a Dilma que seria ela a candidata em 2014, não ele. Fez isso para retirar as pulgas que começavam a saltitar atrás da orelha da pupila.
Read more at http://lauritaarruda.com.br/#UuPBw4c3Gi12HAEd.99

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[VÍDEO] Vendedora ambulante pede ajuda após ser expulsa e impedida por médico de comercializar lanches em frente à clínica em Caicó

Foto/Reprodução Através das redes sociais, a vendedora ambulante Rosário, fez um desabafo pedindo ajuda para trabalhar. Rosário que comercializa lanches em um isopor diz que foi retirada de frente ao Hospital Thiago Dias, pelo médico Thiago Dias onde comercializava suas mercadorias. Segundo relato da vendedora ambulante que tem na venda dos seus lanches o único meio de sustentar sua família, ela afirma que o  médico Thiago Dias pediu para ela sair de frente da sua clínica, para não deixá-la "deselegante"e pediu a mesma para comercializar seus lanches no outro lado da rua. Após o ocorrido, a vendedora ambulante passou a comercializar seus lanches, próximo à uma praça de táxi, mas novamente foi impedida de comercializar seus produtos. A mãe de família diz se sentir injustiçada, e em seu desabafo  pede ajuda para continuar trabalhando. A mesma relatou que procurou o  prefeito de Caicó para resolver sua situação, pois a mesma precisa trabalhar. Veja vídeo abaixo , para assistir

Mistério em Natal(RN)...

Muitos se perguntam em Natal, quem será o patrocinador dos outdoors estampando a foto da pré-candidata Joanna Guerra pela capital?  Até o momento, a resposta é um mistério.

Guerra nas redes

Reprodução/Internet  A frustação em torno do desempenho de Lula nas redes sociais fez o Palácio do Planalto reforçar a atuação da  comunicação na internet (Paulo Pimenta está contratando serviços especiais). Para tentar combater a surras que Lula leva, especialmente quando quer reproduzir o modelo de Jair Bolsonaro com lives no YouTube. O petista acumula perto de 29 milhões de seguidores nas principais redes sociais (Instagram, X, Facebook e Youtube). Bolsonaro tem 60 milhões. As contas apuradas são de redes pessoais e não incluem partidos ou grupos de WhatsApp ou Telegram. O último vídeo publicado por Lula no Youtube obteve 2,2 mil visualizações em oito horas; e de Bolsonaro, 36 mil em cinco horas.