Pular para o conteúdo principal

Caravana da Aftosa visita municípios para estimular vacinação do rebanho

Meta da campanha este ano é ampliar o índice vacinal de 80% para 90% no rebanho do estado (Foto: Alberto Leandro)
Com o objetivo de mobilizar associações, sindicatos e produtores pecuários, nesta reta final da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, a Secretaria de Agricultura e Pecuária do RN, por meio do IDIARN – , realiza a primeira Caravana da Aftosa. Técnicos do Instituto visitam, a partir de hoje (26), 12 ULSAVs (Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal), localizadas no interior do RN. No início desta manhã a Caravana foi até Santa Cruz, para alertar a população sobre a importância da vacina para manutenção do status de área livre de febre aftosa com vacinação.

A mensagem passada pelos técnicos visa incentivar os criadores a comprarem a vacina até o dia 30 de Junho de 2013 e, o mais importante, a declararem que o rebanho foi vacinado. Para oficializar a vacinação do gado, os criadores devem ir até os escritórios da EMATER ou Unidades do IDIARN e solicitar a documento até o dia 15 de julho.

Somente de posse dessa declaração, o criador poderá solicitar ao IDIARN a emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) – documento obrigatório para transportar rebanhos pelo estado. Além disso, a partir do dia 16 de julho a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) exigirá a declaração para a venda de milho subsidiado aos produtores. A multa para quem vacinar e não declarar chega a R$ 212 por cabeça.

A meta da campanha este ano é ampliar o índice vacinal de 80% para 90%, condição imposta pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a manutenção do status de área livre da aftosa, daí a importância dos criadores não deixarem de vacinar e declarar a imunização.

A Caravana da Aftosa visita ainda hoje as cidades de Currais Novos (11h) e Caicó (15h). Amanhã (27), a partir das 9h os técnicos vão à Umarizal e em seguida Pau dos Ferros (12h) e Mossoró (17h). Na sexta-feira (28), será a vez de Assu (07h30), Lajes (11h) e São Paulo do Potengi (15h) e por último, no dia 01 de julho, a Caravana visita as cidades de João Câmara (09h) e Nova Cruz (15h).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[VÍDEO] Vendedora ambulante pede ajuda após ser expulsa e impedida por médico de comercializar lanches em frente à clínica em Caicó

Foto/Reprodução Através das redes sociais, a vendedora ambulante Rosário, fez um desabafo pedindo ajuda para trabalhar. Rosário que comercializa lanches em um isopor diz que foi retirada de frente ao Hospital Thiago Dias, pelo médico Thiago Dias onde comercializava suas mercadorias. Segundo relato da vendedora ambulante que tem na venda dos seus lanches o único meio de sustentar sua família, ela afirma que o  médico Thiago Dias pediu para ela sair de frente da sua clínica, para não deixá-la "deselegante"e pediu a mesma para comercializar seus lanches no outro lado da rua. Após o ocorrido, a vendedora ambulante passou a comercializar seus lanches, próximo à uma praça de táxi, mas novamente foi impedida de comercializar seus produtos. A mãe de família diz se sentir injustiçada, e em seu desabafo  pede ajuda para continuar trabalhando. A mesma relatou que procurou o  prefeito de Caicó para resolver sua situação, pois a mesma precisa trabalhar. Veja vídeo abaixo , para assistir

Mistério em Natal(RN)...

Muitos se perguntam em Natal, quem será o patrocinador dos outdoors estampando a foto da pré-candidata Joanna Guerra pela capital?  Até o momento, a resposta é um mistério.

Guerra nas redes

Reprodução/Internet  A frustação em torno do desempenho de Lula nas redes sociais fez o Palácio do Planalto reforçar a atuação da  comunicação na internet (Paulo Pimenta está contratando serviços especiais). Para tentar combater a surras que Lula leva, especialmente quando quer reproduzir o modelo de Jair Bolsonaro com lives no YouTube. O petista acumula perto de 29 milhões de seguidores nas principais redes sociais (Instagram, X, Facebook e Youtube). Bolsonaro tem 60 milhões. As contas apuradas são de redes pessoais e não incluem partidos ou grupos de WhatsApp ou Telegram. O último vídeo publicado por Lula no Youtube obteve 2,2 mil visualizações em oito horas; e de Bolsonaro, 36 mil em cinco horas.