Pular para o conteúdo principal

Codern planeja usar estratégia de Veneza para receber grandes navios no Porto de Natal



Os 55 metros de altura da ponte Newton Navarro é um empecilho para que grandes navios aportem no Porto de Natal, mas nem por isso o porto deixará de receber esses turistas que chegarão ao estado por meio marítimo. Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (15), o diretor-presidente da Companhia de Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Pedro Terceiro de Melo, afirmou a possibilidade de utilizar a prática de fundeio para que os passageiros desembarquem no porto.

O diretor-presidente da Codern faz menção ao navio de 60 metros de turistas mexicanos que quer aportar em Natal durante a Copa do Mundo. Porém, em função da altura da Ponte de Todos, o desembarque dos 3.200 passageiros aconteceria no porto de Recife e o transporte para Natal seria feito de ônibus.

Pedro explicou que com o fundeio, o navio pararia à duas milhas do Porto de Natal e o percurso para o terminal de passageiros seria feito em 15 minutos. Para ele, essa alternativa é bem mais segura do que transportar os passageiros em ônibus de Recife.

“Os navios tem embarcações próprias. Seis embarcações que comportam 700 passageiros em cada viagem. Não acredito que haja uma forma mais segura”, afirmou. Ele ressaltou que essa prática é adota em Veneza, na Itália, e em Búzios, Ilha Bela e Fernando de Noronha.

Na tentativa de atrair este navio, a Codern encaminhou a empresa responsável pelo cruzeiro um documento da Marinha brasileira que confirma a possibilidade de fundeio.

“A empresa está analisando junto com a Secretaria de Portos para ter uma definição. Esperamos que com essas novas informações de distância e de tempo para o percurso, conseguiremos atrair esta empresa”, declarou Pedro que aguarda resposta da empresa na próxima semana.

Além desse navio de turistas mexicanos, a Codern já recebeu contatos de empresas de cruzeiros da Itália, Canadá e Estados Unidos. Até o momento, nenhum cruzeiro foi confirmado.

Na coletiva, o presidente da Codern declarou que “a ponte limita o porto”. Segundo Pedro Terceiro de Melo, a altura da ponte já prejudicou negociações.

“A altura da ponte atrapalha bastante, mas vamos comprovar que podemos receber. Eu torço, eu luto para que a Codern consiga trazer esse navio, será uma quebra de paradigma que será feita, para que não fiquem pensando que o porto não tem capacidade de realizar essa operação e que nenhum navio passa por de baixo da ponte”, disparou Pedro Terceiro de Melo.

Em média, o Porto de Natal recebe de 30 a 40 navios por ano, tanto de cargas como de passageiros, com até duas mil pessoas.Em 2013, esse número caiu para 15, sendo justificada pela Codern pelas obras do terminal e a proibição de atracar navios em Fernando de Noronha.

Portal No Ar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[VÍDEO] Vendedora ambulante pede ajuda após ser expulsa e impedida por médico de comercializar lanches em frente à clínica em Caicó

Foto/Reprodução Através das redes sociais, a vendedora ambulante Rosário, fez um desabafo pedindo ajuda para trabalhar. Rosário que comercializa lanches em um isopor diz que foi retirada de frente ao Hospital Thiago Dias, pelo médico Thiago Dias onde comercializava suas mercadorias. Segundo relato da vendedora ambulante que tem na venda dos seus lanches o único meio de sustentar sua família, ela afirma que o  médico Thiago Dias pediu para ela sair de frente da sua clínica, para não deixá-la "deselegante"e pediu a mesma para comercializar seus lanches no outro lado da rua. Após o ocorrido, a vendedora ambulante passou a comercializar seus lanches, próximo à uma praça de táxi, mas novamente foi impedida de comercializar seus produtos. A mãe de família diz se sentir injustiçada, e em seu desabafo  pede ajuda para continuar trabalhando. A mesma relatou que procurou o  prefeito de Caicó para resolver sua situação, pois a mesma precisa trabalhar. Veja vídeo abaixo , para assistir

Mistério em Natal(RN)...

Muitos se perguntam em Natal, quem será o patrocinador dos outdoors estampando a foto da pré-candidata Joanna Guerra pela capital?  Até o momento, a resposta é um mistério.

Guerra nas redes

Reprodução/Internet  A frustação em torno do desempenho de Lula nas redes sociais fez o Palácio do Planalto reforçar a atuação da  comunicação na internet (Paulo Pimenta está contratando serviços especiais). Para tentar combater a surras que Lula leva, especialmente quando quer reproduzir o modelo de Jair Bolsonaro com lives no YouTube. O petista acumula perto de 29 milhões de seguidores nas principais redes sociais (Instagram, X, Facebook e Youtube). Bolsonaro tem 60 milhões. As contas apuradas são de redes pessoais e não incluem partidos ou grupos de WhatsApp ou Telegram. O último vídeo publicado por Lula no Youtube obteve 2,2 mil visualizações em oito horas; e de Bolsonaro, 36 mil em cinco horas.