Pular para o conteúdo principal

Energia no RN ficará mais cara a partir da próxima semana




A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (15) o reajuste tarifário da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern). O aumento nas contas de energia dos potiguares é de, em média, 12,75%. As novas tarifas para as 1,250 milhões de unidades consumidoras do estado começam a valer na próxima terça-feira ( 22).

Para os consumidores de alta tensão o reajuste será de 15,78%, para os consumidores ligados à baixa tensão, como as residências, o aumento será de 11,40%. A proposta de reajuste tarifário anual encaminhada pela Cosern era de 17,69%, na média entre o reajuste para as residências e indústrias.

O presidente do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), João Lima, explicou que o aumento é uma medida para compensar as distribuidoras de energia que estão pagando uma energia mais cara. Para ele, essa medida reflete uma “falta de planejamento”.

“Como está faltando energia, os reservatórios estão com níveis baixos, a energia térmica está sendo despachada de todas as formas. Esse aumento pode se estender até o próximo ano. Todos nós vamos pagar a conta por uma falta de planejamento”, declarou. João Lima lembrou que a energia brasileira é uma das mais caras do mundo.

Para o presidente do conselho da Fiern, o reajuste na energia irá inibir o crescimento das indústrias potiguares e afirmou que não há muito para os industriais fazerem.

“Para o segmento, o aumento vai tirar a competitividade da indústria brasileira, mas não há muito que fazer. Os empresários estão fazendo o máximo para economizar mais, é um custo que a indústria é obrigada a conviver”, declarou.

O reajuste também aconteceu nos estados da Bahia, Sergipe e Ceará.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[VÍDEO] Vendedora ambulante pede ajuda após ser expulsa e impedida por médico de comercializar lanches em frente à clínica em Caicó

Foto/Reprodução Através das redes sociais, a vendedora ambulante Rosário, fez um desabafo pedindo ajuda para trabalhar. Rosário que comercializa lanches em um isopor diz que foi retirada de frente ao Hospital Thiago Dias, pelo médico Thiago Dias onde comercializava suas mercadorias. Segundo relato da vendedora ambulante que tem na venda dos seus lanches o único meio de sustentar sua família, ela afirma que o  médico Thiago Dias pediu para ela sair de frente da sua clínica, para não deixá-la "deselegante"e pediu a mesma para comercializar seus lanches no outro lado da rua. Após o ocorrido, a vendedora ambulante passou a comercializar seus lanches, próximo à uma praça de táxi, mas novamente foi impedida de comercializar seus produtos. A mãe de família diz se sentir injustiçada, e em seu desabafo  pede ajuda para continuar trabalhando. A mesma relatou que procurou o  prefeito de Caicó para resolver sua situação, pois a mesma precisa trabalhar. Veja vídeo abaixo , para assistir

Mistério em Natal(RN)...

Muitos se perguntam em Natal, quem será o patrocinador dos outdoors estampando a foto da pré-candidata Joanna Guerra pela capital?  Até o momento, a resposta é um mistério.

Guerra nas redes

Reprodução/Internet  A frustação em torno do desempenho de Lula nas redes sociais fez o Palácio do Planalto reforçar a atuação da  comunicação na internet (Paulo Pimenta está contratando serviços especiais). Para tentar combater a surras que Lula leva, especialmente quando quer reproduzir o modelo de Jair Bolsonaro com lives no YouTube. O petista acumula perto de 29 milhões de seguidores nas principais redes sociais (Instagram, X, Facebook e Youtube). Bolsonaro tem 60 milhões. As contas apuradas são de redes pessoais e não incluem partidos ou grupos de WhatsApp ou Telegram. O último vídeo publicado por Lula no Youtube obteve 2,2 mil visualizações em oito horas; e de Bolsonaro, 36 mil em cinco horas.