Pular para o conteúdo principal

Candidatos da oposição se fortalecem, diz cientista político


Do Blog de Ricardo Noblat

O cientista político da Universidade de Brasília, Paulo Kramer, diz que há um fortalecimento dos candidatos de oposição à Presidência, Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB).

Juntos, os dois caminham, com perspectiva de crescimento nas pesquisas, para derrotar a candidata do PT, a presidente Dilma Rousseff, que concorre à reeleição.

Segundo ele, Marina tem mais potencial para capitalizar os votos dos eleitores insatisfeitos com a política brasileira, especialmente daqueles que foram às ruas protestar contra a má qualidade dos serviços públicos.

Marina entrou na disputa após a trágica morte de Eduardo Campos, em 13 de agosto. Até então vice de Eduardo, Marina foi alçada na semana passada à condição de candidata à Presidência.

Kramer diz que ela deve preparar um documento se comprometendo a manter as bases da economia, como meta de inflação. Trata-se da chamada Carta aos Brasileiros - adotada pela primeira vez por Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, quando se elegeu presidente.

Em entrevista ao blog do Noblat, Kramer falou que a população perdeu a paciência com os candidatos “postes”, aqueles que nunca disputaram uma eleição, mas tem um padrinho político com alta popularidade, principalmente com “o maior poste de todos, que se chama Dilma Rousseff”.

Confira entrevista:

Blog do Noblat: Quem o senhor arriscaria dizer que vencerá as eleições após a morte do Eduardo Campos?

A coisa está caminhando para um empate, sendo que eu vejo a oposição (Marina e Aécio) com um viés de alta e a Dilma com um viés de baixa.

Blog do Noblat: Qual o impacto da morte do Eduardo nas candidaturas de Aécio Neves e Dilma Rousseff?

Foi a projeção da Marina Silva para o primeiro plano da disputa. Ela começa a campanha com um patamar de intenções de voto muito superior às intenções do Eduardo. Basicamente, Marina chega como dona de todos aqueles votos que conseguiu nas eleições de 2010. Uma parte razoável desses votos é constituída daquelas pessoas que não sabiam em quem votar.

Blog do Noblat: O que Aécio e Dilma precisam mudar em suas campanhas com a entrada de Marina Silva?

No caso do Aécio, ele precisa mostrar que tem propostas boas e reúne condições políticas, pela tradição familiar e pela experiência pública, que o ajudarão na realização de suas propostas. No caso da Dilma, ela vai ter que apelar para a questão da experiência, que não foi muito bem sucedida. Além disso, ela pode fazer certo terrorismo, mas sem exagerar na mão. Tem que plantar na cabeça do eleitorado que a Marina é uma candidata com visão utópica, que se recusa a fazer acordos. Mas eu acho que essa política não funcionará.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[VÍDEO] Vendedora ambulante pede ajuda após ser expulsa e impedida por médico de comercializar lanches em frente à clínica em Caicó

Foto/Reprodução Através das redes sociais, a vendedora ambulante Rosário, fez um desabafo pedindo ajuda para trabalhar. Rosário que comercializa lanches em um isopor diz que foi retirada de frente ao Hospital Thiago Dias, pelo médico Thiago Dias onde comercializava suas mercadorias. Segundo relato da vendedora ambulante que tem na venda dos seus lanches o único meio de sustentar sua família, ela afirma que o  médico Thiago Dias pediu para ela sair de frente da sua clínica, para não deixá-la "deselegante"e pediu a mesma para comercializar seus lanches no outro lado da rua. Após o ocorrido, a vendedora ambulante passou a comercializar seus lanches, próximo à uma praça de táxi, mas novamente foi impedida de comercializar seus produtos. A mãe de família diz se sentir injustiçada, e em seu desabafo  pede ajuda para continuar trabalhando. A mesma relatou que procurou o  prefeito de Caicó para resolver sua situação, pois a mesma precisa trabalhar. Veja vídeo abaixo , para assistir

Mistério em Natal(RN)...

Muitos se perguntam em Natal, quem será o patrocinador dos outdoors estampando a foto da pré-candidata Joanna Guerra pela capital?  Até o momento, a resposta é um mistério.

Guerra nas redes

Reprodução/Internet  A frustação em torno do desempenho de Lula nas redes sociais fez o Palácio do Planalto reforçar a atuação da  comunicação na internet (Paulo Pimenta está contratando serviços especiais). Para tentar combater a surras que Lula leva, especialmente quando quer reproduzir o modelo de Jair Bolsonaro com lives no YouTube. O petista acumula perto de 29 milhões de seguidores nas principais redes sociais (Instagram, X, Facebook e Youtube). Bolsonaro tem 60 milhões. As contas apuradas são de redes pessoais e não incluem partidos ou grupos de WhatsApp ou Telegram. O último vídeo publicado por Lula no Youtube obteve 2,2 mil visualizações em oito horas; e de Bolsonaro, 36 mil em cinco horas.