Pular para o conteúdo principal

Potiguar com obras representadas nos principais Museus da Europa expõe em Natal

Jayr Peny's Profile

Após dois anos, o artista plástico Jayr Peny voltará a expor em Natal. A exposição individual chamada “Jayr Peny 360: Visão Global do Artista” acontecerá no espaço Toque de Mídias, no Natal Shopping, a partir de 21 de outubro, e terá um evento de prévia neste final de semana.

O pintor com 35 anos de carreira e obras representadas nos principais museus da Europa estará nesta sexta-feira (14) ao domingo (16), durante algumas horas, pintando e interagindo com o público.

Peny é potiguar, nascido na capital, mas vive há duas décadas em Sintra, Portugal. Neste novo trabalho, que ele considera “o grande retorno do artista à sua cidade”, ele espera apresentar-se como um pintor que construiu um estilo global, mas que não perdeu suas raízes nordestinas. “É um apanhado geral de minha pesquisa artística fora do contexto Brasil, mas sem deixar de dar retorno à Natal. Os meninos de Ponta Negra e da Ribeira continuam em meus trabalhos”, assinalou.

Serão expostas entre 20 e 25 peças inéditas, das quais 80% estão sendo feitas em Natal. Seu estilo se enquadra dentro do que ele mesmo chama de “geometrismo figurativista” ou um “figurativo mágico”, e a figura humana é o tema mais presente em sua obra. Nesta exposição, além de expor peças das séries Maternidade, Telúrica e Arlequins, ele apresentará desenhos surrealistas feitos no início da década de 80 até então desconhecidos para o público.

No currículo de Peny, estão quase 50 exposições individuais nomeadamente em Portugal, França e Estados Unidos, além do Brasil. Em outubro 2014, ele expôs sua obra “Cavalos Surrealistas” no Carrousel du Louvre ( parte comercial do museu), em Paris. Com cerca de cinco metros de altura, a tela foi das maiores já expostas por um brasileiro no espaço.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[VÍDEO] Vendedora ambulante pede ajuda após ser expulsa e impedida por médico de comercializar lanches em frente à clínica em Caicó

Foto/Reprodução Através das redes sociais, a vendedora ambulante Rosário, fez um desabafo pedindo ajuda para trabalhar. Rosário que comercializa lanches em um isopor diz que foi retirada de frente ao Hospital Thiago Dias, pelo médico Thiago Dias onde comercializava suas mercadorias. Segundo relato da vendedora ambulante que tem na venda dos seus lanches o único meio de sustentar sua família, ela afirma que o  médico Thiago Dias pediu para ela sair de frente da sua clínica, para não deixá-la "deselegante"e pediu a mesma para comercializar seus lanches no outro lado da rua. Após o ocorrido, a vendedora ambulante passou a comercializar seus lanches, próximo à uma praça de táxi, mas novamente foi impedida de comercializar seus produtos. A mãe de família diz se sentir injustiçada, e em seu desabafo  pede ajuda para continuar trabalhando. A mesma relatou que procurou o  prefeito de Caicó para resolver sua situação, pois a mesma precisa trabalhar. Veja vídeo abaixo , para assistir

Mistério em Natal(RN)...

Muitos se perguntam em Natal, quem será o patrocinador dos outdoors estampando a foto da pré-candidata Joanna Guerra pela capital?  Até o momento, a resposta é um mistério.

Guerra nas redes

Reprodução/Internet  A frustação em torno do desempenho de Lula nas redes sociais fez o Palácio do Planalto reforçar a atuação da  comunicação na internet (Paulo Pimenta está contratando serviços especiais). Para tentar combater a surras que Lula leva, especialmente quando quer reproduzir o modelo de Jair Bolsonaro com lives no YouTube. O petista acumula perto de 29 milhões de seguidores nas principais redes sociais (Instagram, X, Facebook e Youtube). Bolsonaro tem 60 milhões. As contas apuradas são de redes pessoais e não incluem partidos ou grupos de WhatsApp ou Telegram. O último vídeo publicado por Lula no Youtube obteve 2,2 mil visualizações em oito horas; e de Bolsonaro, 36 mil em cinco horas.