Pular para o conteúdo principal

Condenação de Lula é destaque na imprensa internacional

A condenação do ex-presidente Lula é destaque na imprensa internacional. Veja o que diz os principais jornais do mundo:
O jornal americano "The New York Times"  Segundo o jornal, com a decisão do TRF-4 Lula sofreu um "golpe significativo" na corrida presidencial de 2018.

"A decisão foi uma vitória para os promotores no que pode ser o caso de maiores proporções no confronto entre o Poder Judiciário brasileiro e a elite política. Os promotores têm retratado o Sr. da Silva, que também é acusado em outros seis casos de corrupção, como um elemento fundamental do sistema político endemicamente corrupto do Brasil", escreveu o jornal.

Na visão do "Le Monde", que chama Lula de "pai dos pobres", a decisão do TRF-4 pode "assinar a morte política do ex-chefe de estado e é capaz de mudar a campanha presidencial em 2018 em uma situação sem precedentes".

O espanhol “El País” afirma que a decisão do TRF-4 de manter a condenação por corrupção de Lula “compromete as aspirações do político de esquerda para um novo mandato nas eleições presidenciais de outubro”. O jornal destaca a possibilidade do ex-presidente poder recorrer “para adiar a execução e ganhar tempo numa tentativa de chegar em eleições em que todas as pesquisas o colocam como o grande favorito”.

A manchete do jornal argentino, "Clarín", afirma que esta segunda instância do tribunal coloca barreiras na estratégia do partido em alcançar dois objetivos: Primeiro, garantir a liberdade do acusado e em segundo lugar, manter sua candidatura a presidência nas eleições de outubro.

O jornal destacou a fala do juiz Leandro Paulsen, durante a audiência desta quarta, que disse que a participação de Lula no desvio do esquema de fundos da Petrobras é "inequívoca".


O argentino "La Nacion" afirma que a decisão "complica a candidatura presidencial do ex-presidente, que lidera as pesquisas de opinião para as eleições gerais de outubro próximo".


O Washington Post também fez um registro em seu site. No texto, o jornal destaca a convicção da corte brasileira na corrupção do ex-presidente e sobre a condenação e o fim de carreira. "Aos 72 anos conhecidos simplesmente como "Lula", a decisão 3 a 0 coloca obstáculos potencialmente finais de carreira."

Também foram condenados o empreiteiro Léo Pinheiro e o ex-executivo da OAS Agenor Franklin.

O Globo




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[VÍDEO] Vendedora ambulante pede ajuda após ser expulsa e impedida por médico de comercializar lanches em frente à clínica em Caicó

Foto/Reprodução Através das redes sociais, a vendedora ambulante Rosário, fez um desabafo pedindo ajuda para trabalhar. Rosário que comercializa lanches em um isopor diz que foi retirada de frente ao Hospital Thiago Dias, pelo médico Thiago Dias onde comercializava suas mercadorias. Segundo relato da vendedora ambulante que tem na venda dos seus lanches o único meio de sustentar sua família, ela afirma que o  médico Thiago Dias pediu para ela sair de frente da sua clínica, para não deixá-la "deselegante"e pediu a mesma para comercializar seus lanches no outro lado da rua. Após o ocorrido, a vendedora ambulante passou a comercializar seus lanches, próximo à uma praça de táxi, mas novamente foi impedida de comercializar seus produtos. A mãe de família diz se sentir injustiçada, e em seu desabafo  pede ajuda para continuar trabalhando. A mesma relatou que procurou o  prefeito de Caicó para resolver sua situação, pois a mesma precisa trabalhar. Veja vídeo abaixo , para assistir

Mistério em Natal(RN)...

Muitos se perguntam em Natal, quem será o patrocinador dos outdoors estampando a foto da pré-candidata Joanna Guerra pela capital?  Até o momento, a resposta é um mistério.

Guerra nas redes

Reprodução/Internet  A frustação em torno do desempenho de Lula nas redes sociais fez o Palácio do Planalto reforçar a atuação da  comunicação na internet (Paulo Pimenta está contratando serviços especiais). Para tentar combater a surras que Lula leva, especialmente quando quer reproduzir o modelo de Jair Bolsonaro com lives no YouTube. O petista acumula perto de 29 milhões de seguidores nas principais redes sociais (Instagram, X, Facebook e Youtube). Bolsonaro tem 60 milhões. As contas apuradas são de redes pessoais e não incluem partidos ou grupos de WhatsApp ou Telegram. O último vídeo publicado por Lula no Youtube obteve 2,2 mil visualizações em oito horas; e de Bolsonaro, 36 mil em cinco horas.