Pular para o conteúdo principal

Há 71 anos...

Ato público ocorrido em 1950, em Currais Novos/RN. Da esquerda p/direita, José Varela, governador do Estado (de óculos escuros), Desembargador Tomaz Salustino(Vice-governador) e Monsenhor Walfredo Gurgel. (Foto: Memórias do RN)

Em 31 de julho de 1947, o Desembargador Tomaz Salustino Gomes de Melo assumia o cargo de Vice – Governador do Estado do Rio Grande do Norte, para o qual foi eleito, juntamente com o Dr. José Augusto Varela, para o período administrativo, de 31 de julho de 1947 a 31 de janeiro de 1951.

Tomaz Salustino era formado em Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela tradicional Faculdade de Direito de Recife PE. Representou o município de Currais Novos RN, em três legislaturas, além de ter sido deputado à Constituinte (1915), que reformou a Constituição Estadual RN.

Foi o primeiro curraisnovense a bacharela -se em direito, tendo sido o primeiro Juiz de Direito, designado para a Comarca de Currais Novos RN, criada pela Lei número 453, de 20 de novembro de 1919, sendo por ele instalada, no desempenho do respectivo cargo, exerceu até 1940, quando foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Estado RN até 15 de abril de 1944, quando se aposentou, deixando de seu tirocínio de magistrado a lição prolatada de sua probidade e de sua integridade.

Tomaz Salustino foi responsável pelo ciclo da mineração em Currais Novos, liderado pela sua Mina Brejuí, fundada em 1943, sendo por décadas a maior exportadora de sheelita do hemisfério sul do planeta, gerando mais de mil empregos diretos. Até que veio o declínio na década de 1990. Suas atividades foram retomadas em 2005. Voltou a ser um dos maiores exportadores de scheelita do mundo, gerando cerca de 200 empregos diretos.

Um dos maiores realizadores de sua época, visionário, construiu um império. Em 1954, o então desembargador Tomáz Salustino foi considerado pela revista Time, de Nova York, a quarta fortuna em potencial no mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[VÍDEO] Vendedora ambulante pede ajuda após ser expulsa e impedida por médico de comercializar lanches em frente à clínica em Caicó

Foto/Reprodução Através das redes sociais, a vendedora ambulante Rosário, fez um desabafo pedindo ajuda para trabalhar. Rosário que comercializa lanches em um isopor diz que foi retirada de frente ao Hospital Thiago Dias, pelo médico Thiago Dias onde comercializava suas mercadorias. Segundo relato da vendedora ambulante que tem na venda dos seus lanches o único meio de sustentar sua família, ela afirma que o  médico Thiago Dias pediu para ela sair de frente da sua clínica, para não deixá-la "deselegante"e pediu a mesma para comercializar seus lanches no outro lado da rua. Após o ocorrido, a vendedora ambulante passou a comercializar seus lanches, próximo à uma praça de táxi, mas novamente foi impedida de comercializar seus produtos. A mãe de família diz se sentir injustiçada, e em seu desabafo  pede ajuda para continuar trabalhando. A mesma relatou que procurou o  prefeito de Caicó para resolver sua situação, pois a mesma precisa trabalhar. Veja vídeo abaixo , para assistir

Mistério em Natal(RN)...

Muitos se perguntam em Natal, quem será o patrocinador dos outdoors estampando a foto da pré-candidata Joanna Guerra pela capital?  Até o momento, a resposta é um mistério.

Guerra nas redes

Reprodução/Internet  A frustação em torno do desempenho de Lula nas redes sociais fez o Palácio do Planalto reforçar a atuação da  comunicação na internet (Paulo Pimenta está contratando serviços especiais). Para tentar combater a surras que Lula leva, especialmente quando quer reproduzir o modelo de Jair Bolsonaro com lives no YouTube. O petista acumula perto de 29 milhões de seguidores nas principais redes sociais (Instagram, X, Facebook e Youtube). Bolsonaro tem 60 milhões. As contas apuradas são de redes pessoais e não incluem partidos ou grupos de WhatsApp ou Telegram. O último vídeo publicado por Lula no Youtube obteve 2,2 mil visualizações em oito horas; e de Bolsonaro, 36 mil em cinco horas.