Pular para o conteúdo principal

Prefeitura vai criar Conselho Municipal LGBT em Natal


A prefeitura de Natal, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do município, anunciou que será criado o Conselho Municipal LGBT, iniciativa que deve fortalecer a assistência dada à população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros na cidade. O anúncio foi feito pela chefe da pasta, a secretária Sheila Freitas.

O debate sobre o conselho aconteceu na semana passada durante uma reunião articulada pela vereadora Divaneide Brasílio. O encontro faz sequência aos encaminhamentos da audiência pública realizada no mês de maio, em alusão a Semana de Cobate à LGBTfobia de Natal.

Segundo Kilbia Rodrigues, diretora do departamento de Direitos Humanos da Semdes, o decreto foi estudado pela secretaria e está em trâmite no executivo municipal. Uma vez encaminhado para o gabinete do prefeito Álvaro Dias, a Semdes espera pela assinatura do gestor para que a publicação aconteça. Apesar de não ter data definida para a publicação, a expectativa é de que o projeto seja oficializado ainda no mês de junho, mês em que se comemora o orgulho LGBT.

Para a presidente da Atransparência-RN Rebecka de França, a iniciativa deve finalmente oportunizar espaço para a criação de ferramentas que priorizem também esse público.

“O mecanismo é extremamente importante para deliberarmos políticas públicas que nos são negadas diariamente na cidade. Muitas pessoas que sonharam com esse conselho não estão mais vivas. Com a criação desse projeto, poderemos criar política de estudos da diversidade, desenhar um mapa da violência e criar políticas específicas para a população LGBT. Nunca tivemos um departamento, então a partir do conselho a gente pode deliberar junto com municipio e sociedade civil essas políticas”, disse a ativista.

Em razão do trâmite, a prefeitura não divulgou as atribuições específicas do conselho nem como se dará seu funcionamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[VÍDEO] Vendedora ambulante pede ajuda após ser expulsa e impedida por médico de comercializar lanches em frente à clínica em Caicó

Foto/Reprodução Através das redes sociais, a vendedora ambulante Rosário, fez um desabafo pedindo ajuda para trabalhar. Rosário que comercializa lanches em um isopor diz que foi retirada de frente ao Hospital Thiago Dias, pelo médico Thiago Dias onde comercializava suas mercadorias. Segundo relato da vendedora ambulante que tem na venda dos seus lanches o único meio de sustentar sua família, ela afirma que o  médico Thiago Dias pediu para ela sair de frente da sua clínica, para não deixá-la "deselegante"e pediu a mesma para comercializar seus lanches no outro lado da rua. Após o ocorrido, a vendedora ambulante passou a comercializar seus lanches, próximo à uma praça de táxi, mas novamente foi impedida de comercializar seus produtos. A mãe de família diz se sentir injustiçada, e em seu desabafo  pede ajuda para continuar trabalhando. A mesma relatou que procurou o  prefeito de Caicó para resolver sua situação, pois a mesma precisa trabalhar. Veja vídeo abaixo , para assistir

Mistério em Natal(RN)...

Muitos se perguntam em Natal, quem será o patrocinador dos outdoors estampando a foto da pré-candidata Joanna Guerra pela capital?  Até o momento, a resposta é um mistério.

Guerra nas redes

Reprodução/Internet  A frustação em torno do desempenho de Lula nas redes sociais fez o Palácio do Planalto reforçar a atuação da  comunicação na internet (Paulo Pimenta está contratando serviços especiais). Para tentar combater a surras que Lula leva, especialmente quando quer reproduzir o modelo de Jair Bolsonaro com lives no YouTube. O petista acumula perto de 29 milhões de seguidores nas principais redes sociais (Instagram, X, Facebook e Youtube). Bolsonaro tem 60 milhões. As contas apuradas são de redes pessoais e não incluem partidos ou grupos de WhatsApp ou Telegram. O último vídeo publicado por Lula no Youtube obteve 2,2 mil visualizações em oito horas; e de Bolsonaro, 36 mil em cinco horas.