Pular para o conteúdo principal

Campanha de Ciro Gomes inova com "CiroTV" no YouTube para contornar pouco tempo no horário eleitoral e vira assunto mais comentado no Twitter


Com menos de 1 minuto de tempo de rádio e TV, o candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, inovou e lançou neste sábado (27) uma programação diária de vídeos online para tentar contornar sua baixa exposição no horário eleitoral.

Batizada de Ciro TV (cirotv.com.br), a grade já está disponível num site e no YouTube, intercalando debates, apresentações musicais e atividades de campanha do presidenciável.

A estreia aconteceu as 21h, após o horário eleitoral na TV aberta e já é o assunto mais comentado no Twitter. A ideia é que, posteriormente, o canal fique no ar 24 horas, segundo a campanha do pedetista.

A principal aposta é um programa ao vivo comandado pelo presidenciável e por sua mulher, Giselle, e que será transmitido ao fim da propaganda de presidente.

Um dos programas foi nomeado de Drible de Mestre e deve ser transmitido todos os dias de uma cidade diferente, de acordo com a agenda do candidato. Em um dos quadros previstos, a ideia é que Ciro faça comentários das propagandas de adversários que devem ir ao ar momentos antes.

Outro quadro, chamado de Ciro de Verdade, deve ser gravado com propostas e informações da vida do pedetista.

A aposta de Ciro na programação online busca reduzir a falta de exposição de seu tempo de propaganda eleitoral, muito inferior aos dos líderes da disputa: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Lula deve ter 3 minutos e 39 segundos em cada bloco, contra 2 minutos e 38 segundos da coligação de Bolsonaro. Ciro, por sua vez, deve tem apenas 52 segundos, um tempo inferior também aos de Simone Tebet (MDB, com 2 minutos e 20 segundos) e Soraya Thronicke (União Brasil, com 2 minutos e 10 segundos).

A orientação na campanha é tornar a comunicação do projeto de governo do presidenciável mais simples para ampliar o alcance popular —o pedetista costuma utilizar termos técnicos para divulgar suas propostas.

A prioridade dada à plataforma digital de vídeos foi uma das primeiras definições do marqueteiro João Santana assim que assumiu a campanha. Foi dessa premissa que surgiram iniciativas como as lives Ciro Games, transmitidas semanalmente.


A avaliação é que o YouTube é a rede social em que há forte engajamento político e também aquela em que Ciro conseguiu ter vídeos compartilhados por seguidores de Bolsonaro e de Lula em diferentes ocasiões.

O canal de Ciro no YouTube acumulou, desde 2018, quando estreou, 78,2 milhões de visualizações, contra 55,3 milhões de Lula, que lançou seu canal no mesmo ano.

As informações são da Agência Reuters e Folha de S. Paulo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[VÍDEO] Vendedora ambulante pede ajuda após ser expulsa e impedida por médico de comercializar lanches em frente à clínica em Caicó

Foto/Reprodução Através das redes sociais, a vendedora ambulante Rosário, fez um desabafo pedindo ajuda para trabalhar. Rosário que comercializa lanches em um isopor diz que foi retirada de frente ao Hospital Thiago Dias, pelo médico Thiago Dias onde comercializava suas mercadorias. Segundo relato da vendedora ambulante que tem na venda dos seus lanches o único meio de sustentar sua família, ela afirma que o  médico Thiago Dias pediu para ela sair de frente da sua clínica, para não deixá-la "deselegante"e pediu a mesma para comercializar seus lanches no outro lado da rua. Após o ocorrido, a vendedora ambulante passou a comercializar seus lanches, próximo à uma praça de táxi, mas novamente foi impedida de comercializar seus produtos. A mãe de família diz se sentir injustiçada, e em seu desabafo  pede ajuda para continuar trabalhando. A mesma relatou que procurou o  prefeito de Caicó para resolver sua situação, pois a mesma precisa trabalhar. Veja vídeo abaixo , para assistir

Mistério em Natal(RN)...

Muitos se perguntam em Natal, quem será o patrocinador dos outdoors estampando a foto da pré-candidata Joanna Guerra pela capital?  Até o momento, a resposta é um mistério.

Guerra nas redes

Reprodução/Internet  A frustação em torno do desempenho de Lula nas redes sociais fez o Palácio do Planalto reforçar a atuação da  comunicação na internet (Paulo Pimenta está contratando serviços especiais). Para tentar combater a surras que Lula leva, especialmente quando quer reproduzir o modelo de Jair Bolsonaro com lives no YouTube. O petista acumula perto de 29 milhões de seguidores nas principais redes sociais (Instagram, X, Facebook e Youtube). Bolsonaro tem 60 milhões. As contas apuradas são de redes pessoais e não incluem partidos ou grupos de WhatsApp ou Telegram. O último vídeo publicado por Lula no Youtube obteve 2,2 mil visualizações em oito horas; e de Bolsonaro, 36 mil em cinco horas.