Pular para o conteúdo principal

1ª Mostra de Sustentabilidade do Parque da Cidade acontece nos dias 29 e 30 de novembro



Foto: Reprodução/Alex Régis

Acontece nos dias 29 e 30 de novembro, a SustentabiliParque: 1ª Mostra de Sustentabilidade do Parque da Cidade. O evento promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), por meio do setor de Educação Ambiental e Biblioteconomia (SEAB), será realizada no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte e vai promover a conscientização sobre ações sustentáveis com palestras, exposições, trilhas naturais e ações de qualidade de vida e lazer.

Com a participação e colaboração de diversos agentes ligados ao eixo da sustentabilidade, a mostra é gratuita e aberta ao público. “Sensíveis a necessidade de ampliação da difusão do conhecimento na área, pensamos em reunir nesse momento a difusão de temas como resíduos sólidos e sustentabilidade”, disse o chefe do setor de educação ambiental, Otávio Escóssia. 

A SustentabiliParque terá início às 8h dessa terça-feira (29), com uma abertura oficial e apresentação sobre a Unidade de Conservação Municipal, pelo gestor do Parque da Cidade, Odorico Ferreira, que vai abordar o papel do Parque, sua importância para Natal e as ações desenvolvidas pelas áreas de manejo e educação ambiental, cujos técnicos responsáveis estarão presentes para explanações. O secretário da Semurb, Thiago Mesquita, também estará presente na abertura do evento. 

Após a apresentação acontece um coffee break antes do início das exposições dos parceiros e as trilhas “Da vida” e “Sistema Solar”. Ainda no primeiro dia de evento, haverá um momento de formação para os membros dos agentes de  reciclagem de Natal, com a temática resíduos sólidos. 

Entre as exposições estão a da Bioma Soluções Ambientais, que vai expor o biodigestor e realizar a distribuição de pipoca produzida com a utilização do biogás proveniente dele, bem como de biofertilizante também subproduto do biodigestor. A utilização de papéis reciclados e plantáveis com a Arte de Noelma; e compostagem e vermicompostagem com o Minhocário Berg. 

“Nesse momento poderemos apresentar ao público não só as atividades realizadas pela Gestão de Parques e Bosques, sediada no Parque da Cidade, como também compartilhar uma amostra do que temos na nossa cidade de produtos, empresas e serviços relacionados ao tema, sensibilizando-os para a construção de conhecimento sobre a pauta proposta”, acrescenta Escóssia. 

A mostra vai promover também momentos de saúde e qualidade de vida com aferição de pressão arterial, técnicas de relaxamento individual e dinâmicas em grupo pelo Projeto Bem-estar e Qualidade de Vida do Servidor da Semurb. 

Já na quarta-feira (30), a programação se repete com trilhas e exposições para o público, e ainda conta com uma oficina de educação ambiental com o Idema para os colaboradores do Parque da Cidade.  No período da tarde o evento será encerrado com momento de lazer e cultura com uma aula de zumba e apresentação cultural com show da cantora potiguar, Analuh Soares, às 17h.

O evento deve contar ainda com a participação de alunos das escolas do município, que poderão participar das trilhas do Parque que estarão disponíveis pela manhã e tarde, assim como das exposições e momentos de interação entre as equipes de educação ambiental do Idema e da Semurb.

Ainda segundo Escóssia, o compartilhamento de experiências, nos faz perceber que educar é uma parte da engrenagem. “A sustentabilidade é importante para entendermos a aplicabilidade dos elementos que temos a nossa volta, na medida certa para a nossa vida. E essa iniciativa visa isso, apresentando experiências que já são aplicadas em nosso cotidiano a outras pessoas”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[VÍDEO] Vendedora ambulante pede ajuda após ser expulsa e impedida por médico de comercializar lanches em frente à clínica em Caicó

Foto/Reprodução Através das redes sociais, a vendedora ambulante Rosário, fez um desabafo pedindo ajuda para trabalhar. Rosário que comercializa lanches em um isopor diz que foi retirada de frente ao Hospital Thiago Dias, pelo médico Thiago Dias onde comercializava suas mercadorias. Segundo relato da vendedora ambulante que tem na venda dos seus lanches o único meio de sustentar sua família, ela afirma que o  médico Thiago Dias pediu para ela sair de frente da sua clínica, para não deixá-la "deselegante"e pediu a mesma para comercializar seus lanches no outro lado da rua. Após o ocorrido, a vendedora ambulante passou a comercializar seus lanches, próximo à uma praça de táxi, mas novamente foi impedida de comercializar seus produtos. A mãe de família diz se sentir injustiçada, e em seu desabafo  pede ajuda para continuar trabalhando. A mesma relatou que procurou o  prefeito de Caicó para resolver sua situação, pois a mesma precisa trabalhar. Veja vídeo abaixo , para assistir

Mistério em Natal(RN)...

Muitos se perguntam em Natal, quem será o patrocinador dos outdoors estampando a foto da pré-candidata Joanna Guerra pela capital?  Até o momento, a resposta é um mistério.

Guerra nas redes

Reprodução/Internet  A frustação em torno do desempenho de Lula nas redes sociais fez o Palácio do Planalto reforçar a atuação da  comunicação na internet (Paulo Pimenta está contratando serviços especiais). Para tentar combater a surras que Lula leva, especialmente quando quer reproduzir o modelo de Jair Bolsonaro com lives no YouTube. O petista acumula perto de 29 milhões de seguidores nas principais redes sociais (Instagram, X, Facebook e Youtube). Bolsonaro tem 60 milhões. As contas apuradas são de redes pessoais e não incluem partidos ou grupos de WhatsApp ou Telegram. O último vídeo publicado por Lula no Youtube obteve 2,2 mil visualizações em oito horas; e de Bolsonaro, 36 mil em cinco horas.