Pular para o conteúdo principal

Parque das Dunas: conheça a sua história e as suas belezas



Natal é uma cidade que guarda uma série de belezas. São praias, dunas, monumentos históricos e cenários capazes de fascinar moradores e visitantes. Entre eles, está o Parque das Dunas, que oferece um incrível contato com a natureza e muitas atrações especiais.

Para quem aprecia um piquenique, uma boa trilha ou programas culturais, o que não faltam são opções de divertimento e lazer no local. E como se esse já não fosse um bom motivo para conhecê-lo, saiba que o parque ainda é responsável por dar um show de consciência ambiental. Quer saber mais sobre seus encantos? Confira!

História
O Parque das Dunas foi criado em 1977 e, desde então, vem atingindo seu objetivo de ser um espaço para preservação ambiental, além de área de estudos científicos e de ecoturismo e lazer. Hoje, ele é considerado o maior parque urbano sobre dunas do país, com uma área de 1.172 hectares.

Biodiversidade
Com vegetação característica da Mata Atlântica, Caatinga e Tabuleiro litorâneo, o parque conta com uma biodiversidade riquíssima, identificada em sua flora e fauna. Praias, dunas, mata e floresta atlântica compõem as paisagens do lugar, que possui grande variedade de plantas e espécies de árvores.

Faixas de Zoneamento
O parque é dividido em cinco zonas diferentes, cada uma com um objetivo específico. São elas: a zona primitiva, a zona de uso extensivo, de uso intensivo, de recuperação e de uso especial. No geral, elas são elencadas de acordo com o nível de intervenção do homem no ambiente. Isso facilita a organização de estudos, pesquisas e, principalmente, a conservação da biodiversidade.

Atrações
Já deu para notar que existe muito para ver e fazer nesse reduto natural, não é mesmo? Mas se você quer algumas sugestões para se inspirar, aí vão dicas incríveis:

Trilhas
Fazer uma trilha no Parque das Dunas é ter a chance de ver de perto toda a diversidade do ecossistema local. E existe opção para todos! O parque oferece três possibilidades de trilhas – Ubaia Doce, Peroba e Perobinha. Cada uma delas é adequada para um estilo de visitante, do mais preparado fisicamente até o sedentário e crianças pequenas. As trilhas levam a um mirante com vista para as praias e Morro do Careca. Para participar, é necessário fazer o agendamento prévio, através de e-mail ou telefone.

Um espaço tão grande e privilegiado é o cenário perfeito para quem gosta de praticar exercícios ou apenas caminhar tranquilamente, admirando a paisagem. Vale a pena se deixar surpreender pelas belezas que for encontrando pelo caminho.

Piquenique
Se a ideia é reunir a família ou os amigos e curtir um piquenique ao ar livre, desfrutando de tranquilidade e ar puro, saiba que esse é o lugar ideal. Basta levar a cestinha e aproveitar a área de piquenique do Bosque dos Namorados, que é o setor de uso público do Parque das Dunas. Para quem não quer levar o lanche de casa, vale lembrar também que existem restaurantes no local.

Exposições e pesquisa
No Centro de Pesquisa é possível saber mais sobre a fauna e a flora do parque e ainda visitar a sala de exposição. Um bom programa para quem, além de passear, gosta de se informar e aprender sobre temas relacionados a questões ambientais. Os grandes admiradores da natureza podem, inclusive, solicitar mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Para fazer a solicitação, é preciso enviar um e-mail para o parque, com informações sobre quantidade e espécie desejada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[VÍDEO] Vendedora ambulante pede ajuda após ser expulsa e impedida por médico de comercializar lanches em frente à clínica em Caicó

Foto/Reprodução Através das redes sociais, a vendedora ambulante Rosário, fez um desabafo pedindo ajuda para trabalhar. Rosário que comercializa lanches em um isopor diz que foi retirada de frente ao Hospital Thiago Dias, pelo médico Thiago Dias onde comercializava suas mercadorias. Segundo relato da vendedora ambulante que tem na venda dos seus lanches o único meio de sustentar sua família, ela afirma que o  médico Thiago Dias pediu para ela sair de frente da sua clínica, para não deixá-la "deselegante"e pediu a mesma para comercializar seus lanches no outro lado da rua. Após o ocorrido, a vendedora ambulante passou a comercializar seus lanches, próximo à uma praça de táxi, mas novamente foi impedida de comercializar seus produtos. A mãe de família diz se sentir injustiçada, e em seu desabafo  pede ajuda para continuar trabalhando. A mesma relatou que procurou o  prefeito de Caicó para resolver sua situação, pois a mesma precisa trabalhar. Veja vídeo abaixo , para assistir

Mistério em Natal(RN)...

Muitos se perguntam em Natal, quem será o patrocinador dos outdoors estampando a foto da pré-candidata Joanna Guerra pela capital?  Até o momento, a resposta é um mistério.

Guerra nas redes

Reprodução/Internet  A frustação em torno do desempenho de Lula nas redes sociais fez o Palácio do Planalto reforçar a atuação da  comunicação na internet (Paulo Pimenta está contratando serviços especiais). Para tentar combater a surras que Lula leva, especialmente quando quer reproduzir o modelo de Jair Bolsonaro com lives no YouTube. O petista acumula perto de 29 milhões de seguidores nas principais redes sociais (Instagram, X, Facebook e Youtube). Bolsonaro tem 60 milhões. As contas apuradas são de redes pessoais e não incluem partidos ou grupos de WhatsApp ou Telegram. O último vídeo publicado por Lula no Youtube obteve 2,2 mil visualizações em oito horas; e de Bolsonaro, 36 mil em cinco horas.