Pular para o conteúdo principal

Arquidiocese de Natal (RN) terá 100% das paróquias abastecidas com energia solar



A Arquidiocese de Natal (RN) terá 100% de suas paróquias abastecidas com energia solar fotovoltaica. A mudança para uma matriz energética limpa e sustentável, além de benefícios ao meio ambiente, garantirá uma economia anual de R$1,5 milhão que será investido em ações sociais e pastorais.

O projeto de implantação da energia solar começou em 2019 com a instalação de placas fotovoltaicas na Catedral Metropolitana e em mais cinco paróquias com capacidade de gerar 30 mil quilowatts. Os bons resultados alcançados em termos de economia e eficiência energética, fez com que a Igreja expandisse a infraestrutura para mais 13 paróquias.

“A instalação [das novas placas] teve início no final de abril e a conclusão está prevista para 30 de junho, quando entram em operação. Com mais 30 dias, a energia passará a ser distribuída para todas as paróquias do território arquidiocesano”, explica o secretário do economato da Arquidiocese de Natal, Ítalo Nogueira.

Ao todo, a Igreja potiguar tem 114 paróquias espalhadas em 88 municípios da Grande Natal e do interior. Para alcançar toda essa área, o projeto de energia solar está sendo desenvolvido em parceria com a empresa Open Energy, de Fortaleza (CE). Os custos foram financiados via banco SICOOB com retorno financeiro previsto para seis anos e meio.

“Quando for concluído o pagamento do financiamento, vai sobrar um recurso bem mais vantajoso, para que cada Paróquia aplique na sua missão e evangelização. Esse é o principal resultado que esperamos alcançar com esse projeto”, afirma o coordenador de patrimônio da Arquidiocese de Natal, Vital Bezerra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[VÍDEO] Vendedora ambulante pede ajuda após ser expulsa e impedida por médico de comercializar lanches em frente à clínica em Caicó

Foto/Reprodução Através das redes sociais, a vendedora ambulante Rosário, fez um desabafo pedindo ajuda para trabalhar. Rosário que comercializa lanches em um isopor diz que foi retirada de frente ao Hospital Thiago Dias, pelo médico Thiago Dias onde comercializava suas mercadorias. Segundo relato da vendedora ambulante que tem na venda dos seus lanches o único meio de sustentar sua família, ela afirma que o  médico Thiago Dias pediu para ela sair de frente da sua clínica, para não deixá-la "deselegante"e pediu a mesma para comercializar seus lanches no outro lado da rua. Após o ocorrido, a vendedora ambulante passou a comercializar seus lanches, próximo à uma praça de táxi, mas novamente foi impedida de comercializar seus produtos. A mãe de família diz se sentir injustiçada, e em seu desabafo  pede ajuda para continuar trabalhando. A mesma relatou que procurou o  prefeito de Caicó para resolver sua situação, pois a mesma precisa trabalhar. Veja vídeo abaixo , para assistir

Mistério em Natal(RN)...

Muitos se perguntam em Natal, quem será o patrocinador dos outdoors estampando a foto da pré-candidata Joanna Guerra pela capital?  Até o momento, a resposta é um mistério.

Guerra nas redes

Reprodução/Internet  A frustação em torno do desempenho de Lula nas redes sociais fez o Palácio do Planalto reforçar a atuação da  comunicação na internet (Paulo Pimenta está contratando serviços especiais). Para tentar combater a surras que Lula leva, especialmente quando quer reproduzir o modelo de Jair Bolsonaro com lives no YouTube. O petista acumula perto de 29 milhões de seguidores nas principais redes sociais (Instagram, X, Facebook e Youtube). Bolsonaro tem 60 milhões. As contas apuradas são de redes pessoais e não incluem partidos ou grupos de WhatsApp ou Telegram. O último vídeo publicado por Lula no Youtube obteve 2,2 mil visualizações em oito horas; e de Bolsonaro, 36 mil em cinco horas.