Pular para o conteúdo principal

Suécia distribui guia para a população se preparar diante de uma guerra



A Suécia é um dos países mais seguros do mundo. Mas, diante das tensões internacionais que aumentam, com foco na guerra entre Rússia e Ucrânia, e “Se a guerra chegar”?. Eis o título do manual que o governo sueco está divulgando e enviado às residências para o caso de um conflito armado estourar. São 20 páginas com dicas de preparativos de emergência para o cenário de guerra. 

Indica, numa situação de emergência, os sistemas de alerta da Suécia e explica que toda a população residente - entre 16 e 70 anos de idade - tem a obrigação de contribuir para a defesa total do país.  Alerta que podem faltar alimentos e água nas torneiras. Podem falhar o abastecimento de combustíveis, terminais de pagamento com cartão, internet e redes móveis. E até haver escassez de medicamentos.

As sugestões para o cenário de emergência são de que os suecos tenham sempre reserva de alimentos não perecíveis, água engarrafada, mantas e dispositivos de comunicação. 


Os alimentos devem fornecer “calorias suficientes”, que possam ser preparados rapidamente e com pouca água. O governo aconselha a ter pelo menos três litros por adulto ao dia. Recomenda que se não for engarrafada, a água pode ser “fervida”.  Se a eletricidade falhar no inverno, sugere que sejam colocados cobertores nas janelas e tapetes no chão, para isolar melhor a casa. 

Em caso de incidente grave nas comunicações, indica rádio alimentado a pilhas ou a energia solar. E informa os principais números dos serviços de emergência. 

Confira o guia completo aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[VÍDEO] Vendedora ambulante pede ajuda após ser expulsa e impedida por médico de comercializar lanches em frente à clínica em Caicó

Foto/Reprodução Através das redes sociais, a vendedora ambulante Rosário, fez um desabafo pedindo ajuda para trabalhar. Rosário que comercializa lanches em um isopor diz que foi retirada de frente ao Hospital Thiago Dias, pelo médico Thiago Dias onde comercializava suas mercadorias. Segundo relato da vendedora ambulante que tem na venda dos seus lanches o único meio de sustentar sua família, ela afirma que o  médico Thiago Dias pediu para ela sair de frente da sua clínica, para não deixá-la "deselegante"e pediu a mesma para comercializar seus lanches no outro lado da rua. Após o ocorrido, a vendedora ambulante passou a comercializar seus lanches, próximo à uma praça de táxi, mas novamente foi impedida de comercializar seus produtos. A mãe de família diz se sentir injustiçada, e em seu desabafo  pede ajuda para continuar trabalhando. A mesma relatou que procurou o  prefeito de Caicó para resolver sua situação, pois a mesma precisa trabalhar. Veja vídeo abaixo , para assistir

Mistério em Natal(RN)...

Muitos se perguntam em Natal, quem será o patrocinador dos outdoors estampando a foto da pré-candidata Joanna Guerra pela capital?  Até o momento, a resposta é um mistério.

Guerra nas redes

Reprodução/Internet  A frustação em torno do desempenho de Lula nas redes sociais fez o Palácio do Planalto reforçar a atuação da  comunicação na internet (Paulo Pimenta está contratando serviços especiais). Para tentar combater a surras que Lula leva, especialmente quando quer reproduzir o modelo de Jair Bolsonaro com lives no YouTube. O petista acumula perto de 29 milhões de seguidores nas principais redes sociais (Instagram, X, Facebook e Youtube). Bolsonaro tem 60 milhões. As contas apuradas são de redes pessoais e não incluem partidos ou grupos de WhatsApp ou Telegram. O último vídeo publicado por Lula no Youtube obteve 2,2 mil visualizações em oito horas; e de Bolsonaro, 36 mil em cinco horas.