Pular para o conteúdo principal

Pesquisadora da UFRN assume presidência da Sociedade Brasileira de Computação


Foto: Thércio Leite – IMD/UFRN

A professora do Departamento de Informática e Matemática Aplicada da UFRN (DIMap) e coordenadora do Software Engineering Team (SETE), do Instituto Metrópole Digital (IMD), Thais Vasconcelos Batista, tomou posse como presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). É a primeira vez que a entidade terá uma mulher da região Nordeste no cargo principal. A solenidade aconteceu no último dia 10 de agosto, durante o 43º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2023), sediado em João Pessoa, na Paraíba. É a primeira vez que a entidade terá uma mulher da região Nordeste no cargo principal.

“Essa é uma ocasião especial, pois a SBC está completando 45 anos de muito trabalho em prol da computação no Brasil”, falou a professora em discurso. Segundo ela, são mais de quatro décadas dedicadas a lutar pelo avanço da área no país. “Isso só é possível graças ao trabalho voluntário de muitos dos que nos antecederam e à participação ativa da comunidade de computação do Brasil”, ressaltou.

A professora comentou que, diante das transformações sociais e tecnológicas que estão reconfigurando o mundo, há muitos assuntos que são necessários tratar, que envolvem interlocuções com diferentes instituições, bem como soluções com preocupações relacionadas à sustentabilidade, proteção a dados, governança e ética. Thais pontuou que esses e muitos outros temas serão alvo do trabalho de sua gestão na SBC.

Thais Vasconcelos faz parte da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) desde 1991 e atuou em diversos cargos, a exemplo de diretora das Secretarias Regionais e vice-presidente, por quatro anos. Formada em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ela possui mestrado e doutorado em Informática. Além de ter realizado pós-doutorado na Universidade de Lancaster – UK.

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) é uma sociedade científica sem fins lucrativos, fundada em julho de 1978. A SBC tem como proposta fomentar o acesso à informação e cultura por meio da informática, promover a inclusão digital, incentivar a pesquisa e o ensino em computação no Brasil, e contribuir para a formação do profissional da computação com responsabilidade social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[VÍDEO] Vendedora ambulante pede ajuda após ser expulsa e impedida por médico de comercializar lanches em frente à clínica em Caicó

Foto/Reprodução Através das redes sociais, a vendedora ambulante Rosário, fez um desabafo pedindo ajuda para trabalhar. Rosário que comercializa lanches em um isopor diz que foi retirada de frente ao Hospital Thiago Dias, pelo médico Thiago Dias onde comercializava suas mercadorias. Segundo relato da vendedora ambulante que tem na venda dos seus lanches o único meio de sustentar sua família, ela afirma que o  médico Thiago Dias pediu para ela sair de frente da sua clínica, para não deixá-la "deselegante"e pediu a mesma para comercializar seus lanches no outro lado da rua. Após o ocorrido, a vendedora ambulante passou a comercializar seus lanches, próximo à uma praça de táxi, mas novamente foi impedida de comercializar seus produtos. A mãe de família diz se sentir injustiçada, e em seu desabafo  pede ajuda para continuar trabalhando. A mesma relatou que procurou o  prefeito de Caicó para resolver sua situação, pois a mesma precisa trabalhar. Veja vídeo abaixo , para assistir

Mistério em Natal(RN)...

Muitos se perguntam em Natal, quem será o patrocinador dos outdoors estampando a foto da pré-candidata Joanna Guerra pela capital?  Até o momento, a resposta é um mistério.

Guerra nas redes

Reprodução/Internet  A frustação em torno do desempenho de Lula nas redes sociais fez o Palácio do Planalto reforçar a atuação da  comunicação na internet (Paulo Pimenta está contratando serviços especiais). Para tentar combater a surras que Lula leva, especialmente quando quer reproduzir o modelo de Jair Bolsonaro com lives no YouTube. O petista acumula perto de 29 milhões de seguidores nas principais redes sociais (Instagram, X, Facebook e Youtube). Bolsonaro tem 60 milhões. As contas apuradas são de redes pessoais e não incluem partidos ou grupos de WhatsApp ou Telegram. O último vídeo publicado por Lula no Youtube obteve 2,2 mil visualizações em oito horas; e de Bolsonaro, 36 mil em cinco horas.