Pular para o conteúdo principal

Aposentadoria de Laurita Vaz abre mais uma indicação para Lula no STJ

Foto: STJ

A ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), se aposentou na última quinta-feira (19) depois de 22 anos de atuação. Ela foi a primeira mulher a presidir a Corte, criada em 1989. Vaz completou 75 anos neste sábado (21), idade da aposentadoria obrigatória.

Sua saída abrirá mais uma indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao segundo tribunal mais importante do país.

A vaga deixada por Laurita Vaz será preenchida por alguém do Ministério Público. Os candidatos da carreira deverão passar por uma seleção interna e por votação no próprio STJ, que vai elaborar uma lista tríplice.

Os nomes são então encaminhados ao presidente da República, a quem cabe a indicação. O escolhido ainda precisa passar por sabatina e votação no Senado Federal, antes de tomar posse.

O STJ é composto por 33 ministros. Um terço é escolhido entre desembargadores federais, um terço entre desembargadores da Justiça estadual e o terço restante por advogados e integrantes do MP, de forma alternada.

Escolha

Com a formalização da aposentadoria, o STJ vai oficiar o Ministério Público sobre a vaga disponível. É aberto um edital para inscrição dos interessados em concorrer à cadeira, tanto no Ministério Público Federal (MPF) quando nos ministérios públicos dos estados.

Os nomes passam por votação no Conselho Superior do MPF e no Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG). Serão elaboradas duas listas sêxtuplas (de seis nomes), relativas às carreiras do MPF e dos MPs dos estados.

As duas relações serão votadas no STJ, em sessão ainda sem data marcada, que formará uma lista tríplice para escolha de Lula.

Em seu terceiro mandato, o petista já indicou três nomes para compor o STJ: a advogada Daniela Teixeira e os desembargadores José Afrânio Vilela e Teodoro Silva Santos.

Eles ainda precisam ser sabatinados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e passar por uma votação da Casa. 

Indicados no começo de setembro, as sabatinas foram marcadas para a próxima quarta-feira (25).

Até o final do mandato de Lula, em 2026, ainda deixarão a Corte, por aposentadoria compulsória (75 anos), os ministros: Assusete Magalhães (janeiro de 2024), Antônio Saldanha (abril de 2026) e Og Fernandes (novembro de 2026).

Com informações da CNN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[VÍDEO] Vendedora ambulante pede ajuda após ser expulsa e impedida por médico de comercializar lanches em frente à clínica em Caicó

Foto/Reprodução Através das redes sociais, a vendedora ambulante Rosário, fez um desabafo pedindo ajuda para trabalhar. Rosário que comercializa lanches em um isopor diz que foi retirada de frente ao Hospital Thiago Dias, pelo médico Thiago Dias onde comercializava suas mercadorias. Segundo relato da vendedora ambulante que tem na venda dos seus lanches o único meio de sustentar sua família, ela afirma que o  médico Thiago Dias pediu para ela sair de frente da sua clínica, para não deixá-la "deselegante"e pediu a mesma para comercializar seus lanches no outro lado da rua. Após o ocorrido, a vendedora ambulante passou a comercializar seus lanches, próximo à uma praça de táxi, mas novamente foi impedida de comercializar seus produtos. A mãe de família diz se sentir injustiçada, e em seu desabafo  pede ajuda para continuar trabalhando. A mesma relatou que procurou o  prefeito de Caicó para resolver sua situação, pois a mesma precisa trabalhar. Veja vídeo abaixo , para assistir

Mistério em Natal(RN)...

Muitos se perguntam em Natal, quem será o patrocinador dos outdoors estampando a foto da pré-candidata Joanna Guerra pela capital?  Até o momento, a resposta é um mistério.

Guerra nas redes

Reprodução/Internet  A frustação em torno do desempenho de Lula nas redes sociais fez o Palácio do Planalto reforçar a atuação da  comunicação na internet (Paulo Pimenta está contratando serviços especiais). Para tentar combater a surras que Lula leva, especialmente quando quer reproduzir o modelo de Jair Bolsonaro com lives no YouTube. O petista acumula perto de 29 milhões de seguidores nas principais redes sociais (Instagram, X, Facebook e Youtube). Bolsonaro tem 60 milhões. As contas apuradas são de redes pessoais e não incluem partidos ou grupos de WhatsApp ou Telegram. O último vídeo publicado por Lula no Youtube obteve 2,2 mil visualizações em oito horas; e de Bolsonaro, 36 mil em cinco horas.